10 Melhores Trilhas de Mountain Bike no Rio de Janeiro

Entre as cidades brasileiras indicadas para os amantes de bike, o Rio é uma das que mais se destaca. E não é para menos, afinal, desde montanhas íngremes até paisagens paradisíacas, as trilhas de bike no Rio de Janeiro reservam passeios para todos os gostos e estilos.

Nesse artigo, separamos as 10 principais e inesquecíveis opções de trilhas de bike carioca para você se aventurar. Quer saber quais são elas?

Continue lendo e conheça as características de cada uma delas!

1.      Trilhas de bike no Rio de Janeiro – Arraial do Cabo

Considerada uma trilha ideal para iniciantes, o Arraial do Cabo tem início na cidade e percorrer toda a sua costa. Durante o trajeto, passa pelo mirante do Pontal do Atalaia e depois pelas belas prainhas do Pontal.  Além disso, o percurso, que possui um pouco mais de 17 km, abrange um terreno misto com asfalto e terra.

trilhas de bike no Rio de Janeiro

Os diferencias desta trilha são a facilidade do trajeto e os visuais incríveis vistos de cima dos morros. A dica é sair bem cedo para aproveitar as paisagens a luz do dia!

2.      Macaé MTB CUP

Ideal para treinos fortes, a trilha Macaé MTB CUP tem início na cidade de Macaé e o trajeto percorre o Campo do Morro Grande. Espaço utilizado para competições intensas, o Macaé MTB CUP inclui basicamente 5 km de mata fechada. E possui um fluxo frequente de Mountain Bikers. Apesar de curto, o trajeto é técnico e exige habilidades nos pedais.

Os diferenciais desta opção de trilhas de bike no Rio de Janeiro são as subidas e as partes do trajeto com terra batida ideal para aliviar a tensão das pernas!

3.      Frade Tapera

Exigindo muita resistência e preparo físico, esta é uma das opções de trilhas de bike no Rio de Janeiro que tem início na estrada Frade Tapera. O trajeto inclui no total extensos 23,6 km de muitos morros, descidas de terra batida e visuais relaxantes. Para iniciantes, vale frisar que dos 23,6 km de trajeto, mais mil metros são de subidas acumuladas.

Os diferenciais desta trilha são as muitas subidas e descidas ideais para passeios em grupos resistentes. A dica é levar muita água para enfrentar o longo e difícil percurso!

4.      Horto Santos de Lima também é uma das Trilhas de bike no Rio de Janeiro

Trilha bastante calma, o Horto Santos de Lima tem início na estrada Santa Maria Madalena. O percurso é composto por um caminho de 60 km que rodeia o Horto Central Florestal Santos de Lima. Além disso, ele também mescla diferentes terrenos. Nesta trilha, o percurso abrange estradas de terra, subidas íngremes e grama.

O diferencial desta trilha são os diversos morros de reserva natural e as paisagens exuberantes durante o diversificado percurso. Vale a pena conferir!

5.      Trilha da Disney

A Trilha da Disney, como muitos a conhecem, recebe esse nome devido ao sobe e desde do percurso. Para enfrentar o caminho estilo “montanha-russa” é necessário iniciar pela trilha Caminho da Onça e depois seguir à esquerda até outra trilha. Por fim, siga a direita passando pelos córregos e por um riacho.

Os diferencias da trilha da Disney são as diversas subidas e descidas, alem das trilhas a parte na Floresta da Tijuca até o trajeto final!

6.      Trilhas de bike no Rio de Janeiro – Vista chinesa

Considerado um ponto turístico do Rio de Janeiro, essa opção de trilhas de bike no Rio de Janeiro fica no Morro do Jardim Botânico. A trilha Vista Chinesa tem inicio a esquerda do palanque do Jardim Botânico e pode terminar na descida do Horto. Com um caminho técnico e perigoso downhill, o ideal é que essa trilha seja feita sempre em grupo.

trilhas de bike no rio de janeiro

Isso porque, como diferenciais, a trilha abrange trechos velozes, com a presença de raízes e pedras. A dica é usar bastante proteção, como capacete e caneleira!

7.      Trilha da Carrapeta

Outra opção de trilha de bike no Rio de Janeiro é a da Carrapeta. Com início em Macaé e destino a Conceição de Macambu, a trilha abrange um total de 96 km de estradões de terra. Além disso, o trajeto é considerado quase plano e reserva ao aventureiro boas paisagens durante a trilha da Carrapeta.

O diferencial desta trilha é ser um trajeto longo, mas considerado tranquilo, seguro e relaxante. A dica aqui é levar água e alimentação para o longo percurso!

8.      Ilha Grande

Muita utilizada para a pratica de Mountain Bike, a Ilha Grande no Rio de Janeiro é um lugar sensacional com trilhas diferenciadas e vistas exuberantes. Com trajeto dentro da Mata Atlântica, essa trilha abrange trajetos próximo de morros, rochas e riachos. Além disso, o lugar conta mais de 106 praias diferente espalhadas em 193 km².

Seu maior diferencial são as paisagens paradisíacas. A dica aqui é a tirar um bom tempo para deslumbrar toda a Ilha Grande!

9.     Trilhas de bike no Rio de Janeiro – Vargem Grande

Conhecida como trilha Vargem Grande, essa opção exige muito preparo físico e folego para enfrentar o longo trajeto. Para chegar na entrada da trilha, é necessário passar pelo centro budista, em sentido a Grota Funda. Em seguida, deve-se entrar na primeira rua a direita e depois seguir a esquerda até alcançar o Haras.

O diferencial desta trilha é que ela varia entre subidas e descidas, incluindo parte onde é necessário carregar a Bike. A dica é atravessas a serra para chegar a Campo Grande!

10. Parque da Cidade

O Parque da Cidade é uma das opções de trilhas de bike no Rio de Janeiro que também merece destaque. Para iniciar a trilha, basta descer em direção ao Horto e seguir até chegar no Jardim Botânico. Chegando no final do trajeto, é possível voltar pedalando para o início do Parque da Cidade.

O diferencial desta opção é que o percurso inclui no final uma rampa onde é possível pular de bike por cima de uma vala!

Então, o que achou das opções de trilhas de bike no Rio de Janeiro? Que tal se aventurar em uma delas? Prepare sua bike e pedale em direção ao destino escolhido!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *