trilhas de bike em são paulo

11 Trilhas de Bike em São Paulo Incríveis para Você Conhecer

As trilhas de bike em São Paulo são uma forma de ecoturismo que vem conquistando muitos adeptos por reunir características que são ideais para a prática dessa modalidade, como muitos parques, reservas naturais, estradas de terra entre outras.

E se o que você busca é uma boa trilha para se aventurar no estado Paulista, continue lendo esse post. E conheça agora as 11 melhores trilhas de montain bike para fazer em São Paulo. Confira!

1 – Trilha de bike em São Paulo Pai do Zé – Parque Estadual do Jaraguá

trilhas de bike em são paulo

Esta trilha está situada há 22 quilômetros de São Paulo, aproximadamente 42 minutos de distância. E quem a realiza consegue ver o famoso Pico do Jaraguá, que é o ponto mais alto de São Paulo, com cerca de 1135 metros de altitude.

A trilha passa ainda por uma área associada a uma antiga fazenda de ouro, esse Parque compõe quatro trilhas: Trilha Silenciosa, Trilha do Lago, Trilha da Bica e Trilha do Pai do Zé.

Mas, todas elas possibilitam um total contato com a natureza e também coma  fauna, além de circuitos repletos de muita diversão e adrenalina.

2 – Travessia de Ilhabela

Muitas trilhas nessa travessia só podem ser percorridas a pé. Porém, no lado leste da ilha, é possível deixar o carro na balsa, pegar a bicicleta e rodar.

As trilhas são incríveis e possuem muita mata virgem, cachoeiras, animais e terrenos extremamente desafiadores. Sua extensão é de 40 km e a inclinação é de 1.500 metros. Ou seja, ciclistas iniciantes não devem se arriscar, pois ela se classifica como uma trilha de nível intermediário.

Agora se este não é o seu caso e você já possui alguma experiência no assunto, vale super a pena pegar sua bike e se aventurar na travessia de Ilhabela, uma das mais populares de SP.

3 – Trilhas de Bike em São Paulo – Volta da Represa Itupararanga

Esta trilha é composta por paisagens naturais fascinantes e de encher os olhos. Inclusive, em alguns trechos da trilha é possível ter uma visão privilegiada da represa Itupararanga.

A trilha possui uma extensão de mais de 80 quilômetros, recheada de muitas subidas íngremes. Não é recomendado para iniciantes.

4 – Volta da Pedra Grande

Atibaia é uma cidade com cerca de 60 quilômetros de distância de São Paulo. A rota mais interessante, legal e desafiadora é saindo de Atibaia, subindo à Pedra do Coração.

Após uma curta e intensa descida, você subirá a montanha até a Pedra Grande, onde poderá atingir uma altura de cerca de 1.400 metros. E apreciar a paisagem de muitas cidades do estado.

Essa descida acontece por trás da pedra e chega ao Pouso de Asa delta na cidade. A trilha compõe 55 km de distância e 1.500 metros de elevação.

5 – Trilha da Cachoeira no Parque Estadual Campos do Jordão

Essa é outras das muitas trilhas de bike no interior de São Paulo, que se situa bem distante do centro da cidade.

A trilha possui uma parte com 4,7 km de Cachoeira, passa também por mata de araucárias e cursos d´água. Chegando ao principal ponto a Cachoeira do Galharada.

Possui baixo grau de dificuldade, o que permite sua prática por iniciantes.

6 – Trilhas de bike em São Paulo – Núcleo Engordador na Cantareira

trilhas de bike em são paulo

Uma das trilhas com grau de dificuldade médio, indicada para ciclistas intermediários, mas que não é muito extensa é a do Núcleo Engordador na Cantareira.

Ela possui 4 quilômetros de distância, porém é uma trilha cheia de obstáculos naturais e visão ampla da Mata Atlântica.

7 – Rota do Vinho de Ibiúna a São Roque

Nessa trilha é possível a contemplação das paisagens rurais e as vinícolas da região são o diferencial.

É uma das trilhas de bike em São Paulo que possui um nível de dificuldade intermediário, com uma distância de 65 km. E conta com longas subidas íngremes. Porém toda a rota é feita no asfalto.

8. Represa de Nazaré Paulista

Muitas trilhas de bike em São Paulo contam com um trajeto excelente para mountain bike. Mas a trilha de Nazaré é uma das principais por possui diferentes níveis de dificuldade.

O maior atrativo dessa trilha é a rota pela represa que é belíssima, a distância vai variar conforme o grau de preparo do ciclista. Distância total é de 70 km, com elevação de 1.174 metros.

9 – Trilhas de bike em São Paulo – Iracemápolis Morro Azul

Nessa trilha os ciclistas percorrem uma distância de 30 quilômetros, entre uma descida lenta e uma subida íngreme, mas vertiginosa.

A trilha tem uma conotação histórica passando pela fazenda Morro Azul, que hospedou a família real brasileira no final do século XVIII.

Destaca-se no verão, pois há presença pequena de hidrovias proporcionando um local agradável, após uma longa atividade física, como a pedalada.

Dentre as trilhas de bike em São Paulo, esta é uma das mais visitadas pelos adeptos do mountain bike.

10 – Mundo Novo – Eucalipto – Brotas

A trilha começa na rodovia municipal BRO-010, que liga Brotas à São Carlos. Mas você não encontrará trânsito muito movimentado. Sua distância total é de 45 km.

Inicialmente é uma trilha leve, após 19 quilômetros o trecho começa a ser estreito com uma estrada empoeirada.

Esta parte da trilha é mais indicada para ciclistas experientes, pois durante os períodos de seca, as dunas formam subidas íngremes, exigindo bastante conhecimento nessa modalidade.

Já durante as chuvas, a área acaba ficando muito alagada e escorregadia.

11 – O Pico do Lopo – Joanópolis

O Pico do Lopo é um lugar absolutamente lindo, na verdade, toda a região de Joanópolis é tão incrível que pode ser desenvolvidos vários roteiros de mountain bike.

O Pico fica na fronteira entre as cidades de Extrema (MG) e Joanópolis (SP). Porém a trilha recomendada é pelo lado paulista, pois o lado mineiro foi pavimentado com paralelepípedos.

A trilha tem um total de 25 km de distância e 1.000 metros de elevação.

Como pode perceber, existem muitas opções de trilhas de bike em São Paulo, desde as trilhas para iniciantes, como para ciclistas experientes.

Em sua maioria possuem paisagens exuberantes, que certamente proporcionarão a você ótimas recordações e belas aventuras.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *