Trilhas de bike em Minas Gerais

Trilhas de bike em Minas Gerais – Conheça as 7 melhores

No Brasil, existem poucas cidades que possuem boas trilhas de mountain bike. Contudo, fogem a essa regra as incríveis trilhas de bike em Minas Gerais.

O estado é cercado por estradas de terra, o que favorece e muito a realização de belos passeios de bike. Sem dúvida, as melhores trilhas para pedalar estão situadas em Minas Gerais.

Por isso, se você está querendo se aventurar em uma trilha incrível com sua mountain bike, continue lendo esse artigo. E confira agora as principais trilhas de bike em Minas Gerais para você incluir no seu roteiro!

1 – Trilhas de bike em Minas Gerais – Borbolight

Essa é uma das trilhas que tem início na Praça Paulo Teixeira, no Rio Acima-MG. São 38 km de pura aventura e muitas belezas naturais.

A paisagem da trilha é maravilhosa passa por algumas cachoeiras e pela Serra da Gandarela. Uma rota única com pouco movimento de veículos, mas nem um pouco monótona.

Na primeira metade do percurso, existem várias subidas. Mas, no restante da aventura é só ladeira abaixo. O percurso tem um tempo de aproximadamente 6 horas, sendo classificada como uma trilha de nível moderado.

E mesmo não exigindo muito dos ciclistas, esta é uma das trilhas de bike em Minas Gerais que proporciona descidas super divertidas e com vários obstáculos.

2 – Trilha da Aguinha

Uma das trilhas de bike em Minas Gerais que normalmente se indica para ciclistas iniciantes é a trilha da Aguinha.

Isso porque esta é uma trilha curta, mas que não deixa a desejar em nada nos quesitos diversão e aventura. Seu percurso é composto por 15 km partindo do Metrô de Santa Tereza. A ida é feita pela Avenida dos Andradas, com um trecho curto de asfalto, até a chegada na trilha.

A trilha termina em uma grande área de mineração, e o retorno é pelo mesmo caminho, porém agora em forma de descida.

O tempo para fazer essa trilha é relativamente curto, comparado com as outras trilhas de bike em Minas Gerais, sendo necessário apenas 2 horas para a conclusão.

3 – Trilhas de bike em Minas Gerais – Jacu Encantado

Quem for fazer este percurso, irá se deparar com uma trilha circular de 42 km que inicia na Glaura, um bairro mineiro popular. E fica paralelo com a Igreja de Santo Antônio, em Ouro Preto.

Neste percurso você passará por florestas, cachoeiras, bem como por partes da Estrada Real. Além disso, também irá se aventurar nas margens do Rio das Velhas.

O roteiro inclui também trechos de Mata Atlântica e de Cerrado, garantindo uma paisagem linda e rica em espécies de animais e de vegetais. Sendo possível fazer uma pausa nas cachoeiras Brás Gomes e São Bartolomeu.

Todo o percurso levará em torno de 3 horas e meia para a conclusão. E o nível de dificuldade que você irá se deparar nesta trilha é moderado. Por isso, prepare-se bem para encarar essa trilha sem sofrer percalços pelo caminho.

4 – Trilha da Pitangueiras

Uma das trilhas de bike em Minas Gerais que também merece destaque é esta. A Trilha das Pintageiras possui um circuito aberto em área reservada. E combina a beleza natural do Parque Estadual Rola-Moça com incríveis e desafiadoras estradas de terra.

A vegetação diversa promove ao Parque um visual colorido e um relevo diferenciado. No percurso você pode se deparar com uma paisagem natural repleta de orquídeas, bromélias, candeias, jacarandá, cedro, jequitibá, arnica e até canela-de-ema.

Para ter acesso a trilha, é preciso se dirigir até a portaria 1 da Serra do Curral-BH. O legal desse roteiro é que nele você irá se deparar entre outras coisas, com uma bela cachoeira onde pode fazer um pit stop para tomar um bom e revigorante banho.

A trilha em si leva mais ou menos 1 hora e 15 minutos, mas com o descolamento até ela, dá mais ou menos 40 km o total.

5 – Trilha da Cachoeira do Bicame

A trilha do Bicame compõe o roteiro das trilhas de bike em Minas Gerais, que pertence à categoria de percursos médios.

Possuindo 29 km de ida e volta, esta trilha tem início na Igreja da Lapinha da Serra, em Santana do Riacho. A atração principal da trilha é a Cachoeira do Bicame, um par de cachoeiras de cerca de 25 metros.

Em relação ao percurso da trilha, ele é composto por estradas de terra e os ciclistas pedalam ao sol, possuindo um nível de dificuldade moderado.

O tempo para a conclusão da trilha fica em torno de 2 horas e 40 minutos. Mas, isso dependerá do ponto de partida e também da sua disposição e velocidade ao fazer este percurso.

6 – Nova Lima (Alphaville)

Essa trilha desenvolvida em Nova Lima, também pode ser chamada de Milk Shake,  o percurso inicia na Avenida Picadilly, no Alphaville Lagoa dos Ingleses, com um trajeto circular, no sentido horário.

O tamanho da trilha é moderado possuindo 29 km de extensão, sendo que aproximadamente 4 km são asfalto e 12,5 km de single tracks e 12,5km de estradas de terra, sem movimentação de veículos.

Das trilhas de bike em Minas Gerais, a trilha Nova Lima compõe o grupo das trilhas com dificuldade moderada, contudo possui descidas bem perigosas, levado um tempo de aproximadamente 2 hora e 40 minutos, para o término.

7 – Trilha Sabará / Estrada Do Gaia / Espizinho

Essa é uma das trilhas de bike em Minas Gerais com características diferentes, composta por um passeio mais longo. E que prova a resistência e desempenho dos ciclistas, podendo iniciar na estação de metrô Horto ou Santa Teresa.

Um roteiro que chega bem próximo de 60 km, e faz travessia com alguns bairros como Vila Santa Rita e Esplanada. Inclusive, seu nome faz menção a três bairros onde a trilha passa, garantindo assim um estilo bem exploratório para essa aventura.

Seu trajeto é bem intenso, levando em média 6 horas até que seja concluído.

Agora que já conhece a diversidade de trilhas de bike em Minas Gerais, composta por trilhas curtas, médias e longas, não perca tempo e comece a preparar sua próxima aventura, pois os terrenos são exigentes!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *