rotas cicloturismo brasil

Melhores Rotas de Cicloturismo

As cicloviagens são uma tendência mundial. Elas permitem passar por espaços deslumbrantes e, de fato, apreciá-los como não seria possível utilizando outro meio de transporte. Por isso, se você está pensando em embarcar nessa aventura, não deixe de conferir nesse artigo as melhores rotas cicloturismo Brasil.

Afinal, entre todos os países, o Brasil é um dos que possui dimensões continentais. E oferece inúmeras oportunidades para cicloviajantes que desejam vivenciar experiências únicas e marcantes em cima de uma bike.

Se este é o seu caso, veja a seguir as 11 melhoras rotas de cicloturismo para você aproveitar no Brasil. Confira!

1.Rotas cicloturismo Brasil: Circuito das Araucárias (SC)

rotas cicloturismo brasil

O circuito das Araucárias tem cerca de 250 km, começando e terminando em São Bento do Sul. Dentre as muitas belezas naturais do lugar, estão as florestas de araucárias, coníferas da Mata Atlântica do sul que estão em extinção.

Além disso, ao percorrer esse circuito você terá acesso a Rota das Cachoeiras e à área de proteção ambiental dos Campos do Quiriri. Também é importante lembrar que uma grande vantagem do local são trilhas largas e bem sinalizadas.

2.Serra da Canastra (MG)

O parque Nacional da Serra da Canastra e suas inúmeras reservas na região conta com trilhas incríveis. E que você pode percorrer de bike. Essas estradas costumam levar a lugares belíssimos e no percurso há muito contato com a natureza.

Além disso, existe a disponibilidade de campings muito bem estruturados o que permite fazer viagens mais longas. Por conta disso, o circuito da Serra da Canastra está entre as melhores rotas cicloturismo Brasil.

3.Caminho de Cora Coralina

O caminho Cora Coralina tem esse nome em homenagem a uma poetiza que é a personalidade mais famosa da cidade. Ao optar por esse circuito você poderá cruzar o cerrado goiano em uma rota linear de 302 km bonita, estruturada e bem sinalizada.

O caminho possui trechos bastante duros. Por isso é uma excelente opção principalmente para quem gosta da configuração bikepacking.  Essa modalidade trata basicamente de fazer toda a viajem de bike, levando suas malas na própria bicicleta.

4.Rotas cicloturismo Brasil: Arqueologia do Sertão (PI)

O Parque Nacional da Serra da Capivara tem como principal característica abrigar pinturas rupestres e achados arqueológicos. Além disso, ela chama a atenção por sua beleza impressionante por conta das flores coloridas, formações geológicas diferenciadas e cânions profundos.

Algo que chama bastante atenção dos cicloturistas é que não há apenas um caminho. Inclusive, para conhecer tudo será preciso ao menos uma semana dentro do parque. Deste modo, podemos dizer que o tempo que você permanecerá ali dependerá da sua disposição para a viajem.

Por conta da quantidade de rotas, a qualidade das estradas varia muito. Há algumas asfaltadas e bem sinalizadas e outras mais difíceis. Durante a viagem é possível ainda hospedar-se em alguns povoados e conhecer de perto a cultura da região.

5.Parque Nacional de Aparados da Serra, Serra Geral e São Joaquim (RS/SC)

Com mais de 40 mil hectares, os três parques nacionais estão entre as maiores e melhores rotas de cicloturismo Brasil. Além das inúmeras trilhas a serem percorridas de bicicleta é possível ainda acampar em alguns lugares e explorar a pé montanhas do local.

A trilha mais famosa é a Itaimbezinho que possui um cânion de mais de 1500 metros, maior que o Grand Canyon dos EUA;

6.Estrada do Sol (SP)

O circuito da estrada do sol tem aproximadamente 75km. Essa rota também é conhecida como estrada da Petrobrás, pois é frequentemente utilizada por funcionários da empesa. No entanto, na grande maioria do tempo essa estrada, que passa dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, é frequentada apenas por ciclistas.

Embora seja uma estrada curta, o começo do caminho é bastante íngreme, o que exige bastante preparo físico. No entanto, o final é repleto de decidas e possui uma bela vista.

7.Rotas cicloturismo Brasil: Circuito Costa Verde e Mar (SC)

Essa é uma das melhores rotas cicloturismo Brasil. Nela, além da bela vista para o mar, durante a viagem os ciclistas passam por pequenos vilarejos cheios de histórias de Santa Catarina.

A trilha conta com cerca de 270Km e passa tanto por estradas de asfalto quanto de terra. Além disso é possível começar ou terminar o circuito em Balneário Camboriú e aproveitar uma das parias mais bonitas do país.

8.Serra do Espinhaço (MG e BA)

Há milhões de anos a Serra do Espinhaço era uma enorme cordilheira. Embora ela tenha deixado se ser uma cadeia de montanhas não há como negar a beleza dessa formação rochosa.

A viagem começa no Caminho dos Diamantes e termina na Chapada Diamantina. A trilha é dura e conta com mais de 2.000 km. Durante o circuito é possível conhecer 3 ecossistemas brasileiros, são eles: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

9.Caminhos do Imperador (AL)

Como o próprio nome diz, esse circuito faz o caminho percorrido pelo Imperador Dom Pedro II no ano de 1859, em Alagoas. A rota sobe o Rio São Francisco e termina em Pinhais.

De lá ainda é possível fazer uma trilha menor até onde a história de Lampião e Maria Bonita acabou, depois de 30 anos de cangaço.

10.Rotas cicloturismo Brasil: Circuito Vale Europeu (SC)

O circuito Vale Europeu percorre estradinhas que cortam pequenas cidades de Santa Catarina. Entre os inúmeros motivos para que essa seja considerada uma das melhores rotas cicloturismo Brasil estão:

  • Estrutura impecável, com placas, mapas, roteiro e apoio, essenciais principalmente para ciclistas iniciantes;
  • Belezas naturais de tirar o folego;
  • 300 km de rota circular que começa e termina no mesmo ponto.

11.Estação Ecológica Juréia — Itatins (SP)

Nessa rota não são permitidos outros tipos de veículos que não sejam bicicletas. O caminho desce pela Serra do Mar e termina na Barra da Una, à beira da praia. Embora a estrada seja de terra ela é bastante segura o que a torna uma das melhores rotas de cicloturismo Brasil para ciclistas iniciantes.

Além disso, toda a vigem pode ser realizada em uma manhã, permitindo que você curta o mar e outras atrações da cidade durante a tarde.

Essas foram algumas das melhores rotas cicloturismo Brasil. Se animou para fazer uma viagem dessas e aproveitar tudo que a natureza pode proporcionar de um jeito diferente? Então comece a se planejar para fazer um desses circuitos agora mesmo!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *