sapatilha cicloturismo

Sapatilha cicloturismo é necessário? Escolha certo – Bike Explorer

Quem está começando agora no cicloturismo pode acabar se perguntando sobre os acessórios que precisa utilizar para garantir tranquilidade e prazer na prática. Hoje quero falar especialmente da sapatilha cicloturismo, um acessório que muitos se perguntam se precisa ser adquirido logo de cara ou se pode ser comprado posteriormente quando o ciclista já estiver mais familiarizado com as cicloviagens. Vamos ver?

Começar a levar o ciclismo a sério pode pesar e muito no bolso, acessórios, equipamentos de segurança e claro, uma bike digamos, mais profissional, tem um custo relativamente considerável. Dessa forma, muitos se perguntam o que é prioridade logo no início e o que pode ser adquirido com o passar do tempo e ao longo da prática.

Bom, eu preciso de sapatilha de cicloturismo? Vamos lá!

Sapatilha cicloturismo: a necessidade

Se você tem ainda levado o ciclismo como um hobbie e tem encarado apenas alguns poucos quilômetros no asfalto, ou usado a bike pouco, não tem porque adquirir uma sapatilha cicloturismo nesse momento. Se você estiver indo além, começando a percorrer longas distâncias e investindo pesado no cicloturismo, talvez esteja na hora de deixar de lado o seu tênis e investir sim em uma sapatilha.

O que vale aqui é o seguinte, se você já está realizando o cicloturismo, ou está pensando em investir no cicloturismo (investir de verdade, e não apenas gostar da ideia) vai precisar da sapatilha e ela trará muito mais conforto para suas viagens.

Não sabe o que considerar para escolher a sua sapatilha cicloturismo? Você chegou ao lugar certo e eu posso te ajudar.

Como escolher a sapatilha ideal para cicloturismo?

Se você tem começado a perceber certo desconforto e falta de estabilidade em longas distâncias talvez seja hora de investir em uma sapatilha de cicloturismo. Para escolher a sua você deve primeiramente levar em consideração o que você fará com a bike além das cicloviagens.

Por exemplo, há sapatilhas indicadas para ciclistas que fazem trilhas, para cicloturismo, para mountain bike. Ou seja, primeiramente tenha em mente o uso da sua sapatilha para poder ir em busca da melhor escolha para você. Algumas mesclam boa funcionalidade para trilha e também para mountain bike, por exemplo.

Mas agora se você usa unicamente a bicicleta para realizar o cicloturismo você pode adquirir a sua sapatilha de cicloturismo e embarcar na sua próxima viagem.

Normalmente os melhores modelos para o cicloturismo são aqueles que apresentam uma boa assistência também para o solo, uma vez que o ciclista pode descer da bicicleta em determinados momentos.

A sapatilha igualmente também possui uma sola muito mais rígida do que os tênis e isso garante mais estabilidade para o trajeto. Além disso, independente do modelo que você escolha uma boa sapatilha cicloturismo está preparada para garantir o seu conforto e para assisti-lo em suas necessidades em longas distâncias.

Quer saber mais sobre como escolher a sua? Clique aqui e confira um guia completo!

Sistema de clipagem

A sapatilha cicloturismo é feita para ser utilizada com um tipo de sistema de encaixe de pedais também conhecidos de pedal clip. Essa modalidade de clipagem inclui além do pedal, o taquinho do pedal que esse sim fica preso na sapatilha, o que de certa forma garante que o ciclista faça os ajustes necessários em seu acessório.

Dessa maneira os pedais sempre vem com os taquinhos e não com as sapatilhas e essa acaba sendo uma informação importantíssima para você, dessa maneira antes de realizar a compra da sua sapatilha verifique se a escolhida por você atende o seu pedal.

Algumas sapatilhas disponíveis no mercado aceitam de dois a três pontos de fixação.

Para você que realiza o cicloturismo dois pontos de fixação costuma ser uma boa indicação e assiste de maneira satisfatória.

Quando o sistema apresenta dois pontos de fixação é denominado de sistema de SPD (Shimano Pedaling Dynamics) e além de ser mais fácil de andar caso você precise descer da bicicleta ainda é igualmente menos barulhento.

Quais os benefícios da sapatilha cicloturismo?

Ainda não está devidamente convencido de que investir em uma sapatilha cicloturismo pode acabar sendo uma boa indicação para você? Vamos ver alguns dos seus benefícios?

A principal vantagem que o uso da sapatilha cicloturismo oferece sem dúvida alguma é favorecer o aproveitamento de todos os estágios da pedalada. Como os pés ficam presos no pedal, diversas fibras musculares são trabalhadas durante a pedalada, o que a deixa mais redonda, e não unicamente os mesmos grupos musculares que são trabalhados quando o pedal está solto.

Além disso, quando as sapatilhas são adotadas, o ciclista conta com mais segurança, evitando que o pé se solte do pedal e acabe ocasionando lesões ou acidentes. Outro benefício observado diz respeito a mais firmeza e estabilidade na pedalada e até mesmo para os próprios pés.

O ciclista que utiliza as sapatilhas observa um melhor rendimento, o que faz com que o uso das mesmas esteja atrelado a melhora do desempenho. E claro, não poderíamos esquecer do conforto, a sapatilha traz mais conforto para o cicloturismo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *