o que é mountain bike

O que é Mountain Bike? Enduro, Downhill e mais!!

Para os iniciantes no mundo do ciclismo, uma curiosidade muito comum é sobre o Montain Bkie. Afinal de contas, o que é Mountain Bike na prática? Quais modalidades essa prática oferece?

No geral, o Moutain Bike é uma forma de ciclismo projetada para pedalar em terrenos diferentes do habitual. O ciclista do Mountain bike treina a superação de obstáculos naturais, como trilhas acidentadas, subidas e descidas de montanhas e trilhas de parques.

E, para isso, é preciso que ele apresente habilidades técnicas para pedalar nestes terrenos acidentados. Além disso, essa prática também exige resistência, velocidade e equilíbrio por parte do atleta.

Continue lendo esse post e saiba mais sobre o que é Mountain Bike e algumas modalidades dessa prática.

O que é Mountain Bike na prática

Para você que deseja saber o que é Mountain Bike, este é um esporte dinâmico indicado tanto para ciclistas iniciantes, quanto os mais experientes.

Além de garantir muita adrenalina e aventuras, este esporte também é excelente para a saúde. Isso porque ele trabalha o corpo como um todo, fortalecendo sua capacidade cardiorrespiratória. E também eleva seu equilíbrio e coordenação.

Isso sem contar que o Mountain Bike também é uma prática que ajuda a aliviar o estresse do dia a dia.

Mountain bike: Características das bikes

o que é mountain bike

As bicicletas Moutain bike começaram a ser as queridinhas dos brasileiros, pois elas são muito versáteis e possuem maior durabilidade.

Este tipo de bicicleta deve ser capaz de resistir a vários tipos de terreno, por longas horas. Principalmente estradas de terra e trilhas dentro de matas. Uma boa bicicleta para Moutain bike, mesmo as básicas, deve incluir os seguintes atributos:

  • Leveza;
  • Conforto;
  • Manobrabilidade;
  • Rigidez;
  • Durabilidade;
  • Confiabilidade e;
  • Segurança.

Na hora de comprar sua bicicleta leve em consideração principalmente à leveza, conforto e durabilidade.

Você também deve considerar o tipo de freio, dando preferência aos freios hidráulicos. E o tipo de suspensão interfere e muito. Se você estiver procurando mais conforto para fazer as trilhas, então vale a pena investir um pouco mais.

Claro que todas essas características irão avançar conforme o ciclista vai ganhando prática no desenvolvimento das modalidades. Mas, tomando estes cuidados sem dúvida você tem chances de garantir uma bike ideal para fazer suas trilhas.

Principais modalidades de mountain bike

Embora a prática esteja se tornando cada vez mais popular, muitas pessoas ainda não sabem o que é Mountain Bike, nem conhecem sua versatilidade.

Agora é a chance de conhecer melhor o que é Mountain Bike e suas modalidades. Veja a lista das modalidades abaixo:

1. Cross Country

Se você não sabe ou nunca ouviu falar sobre o que é Mountain Bike Cross Country, então está perdendo uma ótima oportunidade de experimentar um esporte que é pura aventura. Esta modalidade é composta por corridas de longa distância, que geralmente possuem pistas com mais de 30 quilômetros. Sempre alternando entre encostas íngremes e descidas.

Essas rotas oferecem muitas possibilidades de aventura, aumentando em muito a adrenalina. Na prática recomenda-se usar uma bicicleta mais leve, para melhorar o desempenho.

Além disso, é claro que quanto maior resistência física o ciclista possuir, menor será a força necessária. A velocidade máxima pode chegar a 50 km por hora.

O cross-country é um dos esportes mais populares, é de fácil adaptação e extremamente competitivo. Pessoas aventureiras se sentem mais desafiadas a vencerem durante a jornada que pode variar de 1 a 2 horas e meia.

2. Downhill

Para você que já ouviu falar mas não sabe o que é Downhill, esta é uma modalidade do Mountain Bike que se indica para quem está determinado a se submeter a grandes desafios, incluindo descida.

No Downhill, você irá se deparar com pistas íngremes, pedras, saltos e raízes. Apesar dos muitos obstáculos, as descidas são bem curtas, normalmente menos de 4 quilômetros.

A competição é simples e os competidores largam do topo da montanha, correndo contra o tempo.

Nessa modalidade os competidores necessitam de uma bike com modelo especial, que possua duas suspensões, pneus grossos, freios a disco, capacetes, coletes e equipamentos de proteção.

Aqui o peso da bicicleta não é muito importante, e o efeito vai depender do tipo de descida.

Um dos fatores mais impressionantes do downhill é a velocidade alcançada em terreno acidentado, atraindo muitos fãs.

3. Dual Slalom

As pessoas com experiência em esqui de competição terão maior facilidade para esta modalidade, pois as competições são bem semelhantes.

Nesta modalidade, dois competidores dirigem paralelamente em um caminho marcado, e o maior desafio aqui serão as curvas fechadas.

Além disso, os tipos de bicicletas usadas geralmente são as mesmas para downhill. Mas já existem empresas que produzem bicicletas específicas.

Devido aos elevados fatores de risco proporcionados por este esporte, o interesse dos ciclistas acaba sendo despertados, devido o aumento da adrenalina e a alta competição.

4. Freeride

As pessoas que simpatizam com o Downhill e Cross Country , provavelmente gostaram de apostar nessa modalidade!

O Freeride se apresenta como um meio termo entre essas duas categorias, porém requer bicicletas que sejam confortáveis, precisas, leves e práticas.

Apesar de não ser uma prova competitiva, é fácil de se adaptar e a cada dia surgem novas equipes, que buscam uma pilotagem mais profissional e engajada.

5. Trial

Não sabe o que é o Trial? Esta é uma prática de mountain bike que não implica em competição, a versão trial é mais alternativa.

Os ciclistas nessa modalidade devem passar por obstáculos comuns, como lixeiras, escadas, mesas de camping, carros e muitos outros.

Aqui a bike precisa ser mais compacta, portanto, quadros menores são mais indicados e os freios devem ser sempre hidráulicos.

Atenção na manutenção dos pneus, eles precisam estar cheios com a potência mínima para que os competidores possam “quicar” mais facilmente.

6. Cicloturismo

Este é um passeio de bicicleta com horas estendidas, prevendo transporte para viagens de longa distância. Essa modalidade é para quem não tem interesse em competições, mas não quer desistir do Moutain bike

Através dessa prática é possível conhecer em novos lugares, admirar as magníficas paisagens e recolher memórias de uma forma inesquecível e aventureira.

7. Enduro

Para você que deseja saber o que é mountain bike enduro, esta é uma das modalidade do Moutain bike que exige dos atletas disposição para percursos longos e complexos.

O percurso é composto por subidas íngremes e descidas rápidas, alternando entre elas. As bikes recomendadas para esta modalidade são as de modelos com cerca de 140mm até mais 170mm de suspensão, caixas de direção bem mais “deitadas”, e eixos longos, com pneus largos, pesados e resistentes.

Agora que você sabe o que é Moutain Bike, as principais modalidades e os acessórios necessários, para a prática de cada tipo de Mountain bike, fica mais fácil decidir em qual deles você quer se aventurar.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *