Bike fit

O que é Bike Fit? como funciona? É um bom treino? – Bike Explorer

A sua bike está devidamente ajustada para você pedalar? Mas antes de você responder saiba que não estou me referindo apenas aos seus pneus calibrados, aos freios regulados, estou falando um pouco além disso. Se a sua bike está regulada em seus referidos ajustes para você pedalar? Estou falando da posição que você fica para pedalar e dos ajustes mais finos que podem ser feitos para otimizar a sua pedalada. Estou falando do bike fit.

Além de deixar a sua bike com os câmbios regulados, os freios regulados, a corrente com lubrificação adequada e o pneu com a pressão correta, há alguns fatores que podem passar despercebidos e que interferem tanto no seu desempenho quanto na sua saúde enquanto pedala. Refiro-me aqui ao ângulo da pedalada e a posição da mesma, por exemplo.

Para isso vamos bater um papo sobre o bike fit? Se você não sabe nada sobre o assunto saiba que ele pode te ajudar tanto a melhorar o seu desempenho na pedala quanto pode ajudar a preservar a sua saúde. Isso porque há ajustes que somente um bom bike fit pode fazer em relação a sua bike.

O que é bike fit?

Antes de começarmos a falar especialmente sobre o conceito do bike fit, tenha em mente que o mesmo serve para todos os tipos de bike, desde mountain bikes, a bikes de estrada e adventure bikes, pode exemplo.

Bike fit consiste em um tipo perfeito de ajuste da bike para o ciclista. Em outras palavras, temos um ajuste no qual a bike se adequa totalmente a configuração do ciclista de modo a assisti-lo e serve para todos os tipos de bike e igualmente para todos os tipos de ciclistas. Ou seja, é basicamente um casamento mais do que extremamente perfeito entre a máquina e as necessidades do homem.

O bike fit é realizado por um bike fitter, que é um profissional especializado nesse serviço e ele tem o papel de realizar uma aferição, através de equipamentos, de todos os seus membros que estão envolvidos no processo de pedalada. Além dessa aferição ele avalia também o seu comportamento durante a pedalada.

São avaliados membros como os seus pés, pernas, tronco, braços e mãos se comportam durante o ato de pedalar e os ajustes que devem ser feitos na bicicleta a partir disso para garantir mais conforto durante o treino realizado.

Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!

Mas qual a importância de realizar esses ajustes na bike?

A bike fit se puder ser feita consiste em uma aliada tanto para ciclistas profissionais quanto para ciclistas amadores uma vez que a bike estando adequada ao biotipo de seu utilizador diminui as chances de lesões e dores e isso melhora substancialmente a experiência do pedal, tornando-a significativamente melhor e mais prazerosa, além disso, aumenta o rendimento e a ergonomia no pedal.

Os bikes fitters mais experientes no assunto recomendam que os ajustes da bikes sejam refeitos a cada oito meses. Essa indicação está fundamenta na ideia de que constantemente o seu corpo passa frequentemente por alterações, e dessa maneira a bike precisa ser reajustada para que os benefícios sejam assegurados.

Vale a pena investir no bike fit?

Os benefícios promovidos pelos ajustes do bike fit são bem interessantes sim, mas os ajustes na bike devem ser feitos com certa regularidade. Por quê? Porquê o nosso corpo passa por ajustes constantes e como tal a bicicleta precisa ser reajustada para que possa atender adequadamente o ciclista.

Aliás, vale mencionar que a maneira como o nosso corpo está e se posiciona na segunda-feira pela manhã acaba sendo bem diferente da maneira como ele estará no sábado no final da tarde.

Mas por que há alterações no nosso corpo? Você deve estar matutando isso nesse exato momento, não é mesmo? Há diferentes fatores que podem fazer com que o nosso corpo acabe apresentando alterações. Dentre ele temos as mudanças alimentares e igualmente as mudanças de ordem psicológica que afetam também o nosso perfil no nosso pedal.

Todas essas mudanças transformam o bike fit em um processo que deve ser revisto e reajustado sempre para melhor atender as suas necessidades e dessa maneira apresentar todos os seus benefícios. Só a partir da adoção do ajuste periódico que podemos falar sobre preservação da saúde nos pedais.

Um exemplo claro que pode causar alterações no seu perfil no pedal acaba sendo, por exemplo, em um mês você seguir uma dieta para perda de peso e realizar treinos de subida. Nesse sentido, as demandas que você terá da sua bike serão diferentes de no mês seguinte você realizar um treino para ganho de massa com sprint.

Mudanças como a mencionada acima, promove alterações no perfil do ciclista, mesmo que sutis e demandam que a bike passe por reajustes para que o conforto e o prazer da pedalada não se perca. Alterações dessa natureza e de qualquer outra, que alteram o nosso organismo e o seu funcionamento refletem em todo o corpo, por isso a importância do bike fit.

Todas as mudanças demandam que a sua bike passe por ajustes para que possa garantir o seu conforto na prática e o prazer por pedalar.

Nesse sentido, o bike fit não é uma meta para ser alcançada ou realizada uma única vez, mas uma prática para ser refeita regularmente para garantir a saúde e a preservação da mesma nos pedais.

E como funciona o bike fit na prática?

Os ajustes feitos garantem maior rendimento durante o treino de pedal e evitam dores das mais diversas, desde dores na lombar, a dores no pescoço, nas mãos, nos pés e nas pernas. Além disso, com o bike fit os ajustes permitem que não haja força erradamente sobre nenhuma peça da bicicleta que não esteja adequada ao seu biotipo

Dentre as possíveis mudanças que podem ser feitas com o bike fit temos o avanço do guidão, alterações nos manetes de freio, nos pedais, no selim, manoplas, canote, trocadores, sapatilhas, pedais, braço do pedivela, etc.

Vale destacar, todavia, que não serão trocadas todas as peças da bike do ciclista, pelo contrário, eventualmente algumas precisam apenas de um ajuste quanto ao ângulo e a posição para atender o biotipo do ciclista.

Como encontrar uma bike fitter?

Há inúmeros profissionais que atuam como bike fitter, mas há igualmente muitos lojistas que atualmente oferecem o serviço para o cliente. Isso acaba facilitando bastante o processo de aquisição da bike uma vez que assim que a bike acaba sendo adquirida já se realiza todos os ajustes para que o ciclista possa começar a pedalar de maneira a otimizar os seus resultados e preservar a sua saúde.

A bike fit não consiste em um benefício apenas destinado a quem pedala de maneira profissional, mas a todos os ciclistas sobretudo aqueles que pedalam com regularidade e fazem treinos de longa distância.

Abaixo você encontra uma pequena relação de alguns bike fitter para que possa realizar o ajuste da sua bike. Não consiste em uma propaganda, mas apenas em uma propaganda para que você conheça o trabalho destes profissionais e possa considerá-los a depender da região onde você está.

O valor médio de ajuste cobrado por esses profissionais é de trezentos e cinquenta reais por bike.

Clinica Move – SP

A Clínica Move fica localizada na Vila Conceição em São Paulo, e foi fundada em 2007 pelas médicas Ana Lucia de Sá Pinto, Fernanda Rodrigues Lima e Beatriz Perondi, contando com a assessoria da fisioterapeuta Silmara Macksud El Khoury.

Tem como principal objetivo promover um atendimento diferenciado e individual para seus clientes e acreditam no bike fit como uma maneira de promover a melhor experiência na bike. A Clínica Move desde a sua criação totalizam mais de vinte mil atendimentos e todos os protocolos adotados pelos profissionais que atuam na clínica foram testados e igualmente são comprovados, o que garante sua eficiência.

Se você é um atleta a Clínica Move realiza um acompanhamento multidisciplinar para o atendimento especializado e o acompanhamento do atleta, o que permite que seu desempenho seja potencializado.

Klenilson Bike Fit Lab – RJ

Se você reside no Rio de Janeiro pode recorrer do Klenilson Bike Fit Lab, um profissional que garante os ajustes necessários em sua bike seja qual for o seu objetivo, deixando-a adequada para as suas necessidades, garantindo conforto e prazer na pedalada.

Dentre as garantias que o bike fit assegura está o conforto dos pedais para você.

OCE – MG

Para quem está em Minas Gerais, pode contar com o OCE, para realizar os ajustes necessários na bike e deixa-la adequada as suas necessidades.

Fundada desde 2002 a Overthetop Consultoria Esportiva tem se destacado no mercado e realiza o processo de ajuste da bike de acordo com o biotipo do ciclista que utilizará o equipamento. A OCE consiste em muito mais do que uma assessoria e você terá todo o respaldo necessário para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto caso haja alguma.

Além disso, caso seja sua vontade, a OCE também realiza o treinamento de atletas com os coachs que compõem o time da empresa.

Studio Bike Fit – GO

Para os goianos há o Studio Bike Fit para a realização dos ajustes necessários em sua bike. A equipe que compõem o Studio Bike Fit é formada de profissionais de diferentes áreas, especializados, fisioterapeutas, com amplo conhecimento na área, especialmente no quesito ajuste da bike ao ciclista. Também são profissionais com vasto conhecimento em ergonomia, ortopedia e biomecânica de lesões e musculoesqueléticas.

Vale mencionar que o criador/fundador do Studio Bike Fit, o fisioterapeuta Thiago Ayala é ciclista há mais de vinte e dois anos e trouxe o bike fit para o estado em 2007 inaugurando o studio em 2007.

 

 

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *