como medir o tamanho do quadro da bike

Como medir o tamanho do quadro da bike – Bike Explorer

Todo ciclista iniciante quase sempre apresenta uma mesma dúvida que diz respeito ao tamanho do quadro da bike. Nesse sentido muitos se perguntam como medir o tamanho do quadro da bike.

Outros, entretanto nem mesmo lembram disso na hora de comprar uma bicicleta pela primeira vez. O fato é que a medida do quadro acaba sendo muito importante e é preciso estar atento quanto a sua medida antes de realizar a compra.

Veja bem, se você não se atentar quanto a medida do quadro, por exemplo, todo o prazer que a pedalada poderia ter pode ir embora, simples assim.

Isso porque o conforto no pedal não está apenas em toda a tecnologia investida na produção e montagem da bike, mas nas medidas também e em quão adequadas estão para o ciclista que utilizará o modelo.

Como medir o tamanho do quadro da bike?

Para que você consiga realizar a medição do quadro da bike se faz necessário que se tenha em mente as relações estabelecidas entre as medidas obtidas, o tamanho do quadro e o modelo da mesma. Por exemplo, as road bikes são medidas através do cavalo. Vamos ver como determinar o seu quadro?

Para medir o quadro da sua road bike você precisará medir o cavalo e multiplicar o resultado obtido por sessenta e cinco centímetros.

O cavalo nada mais é do que a distância entre a sua região pélvica até o chão. Um ciclista que possui o cavalo com oitenta centímetros deve multiplicar esse valor por sessenta centímetros, obtendo então o valor de cinquenta e dois. Veja a equação montada abaixo:

0,80cm (medida do cavalo) x 0,65cm (medida padrão para definição do quadro da road bike) = 52

O quadro da sua road bike deve ser de cinquenta e dois centímetros, caso contrário você não terá uma bike devidamente confortável para pedalar.

As mountain bikes são medidas em polegadas e a medida da altura deve levar em consideração o começo do seat tube até o movimento central. Para conseguir determinar a medida do quadro tenha como base a distância do meio heat tube até o canote, ou melhor, até a metade do canote.

Nota sobre a medida do quadro da bike para você

A maioria das bikes, sejam elas de estrada ou as mountain bike, atualmente são medidas através de unidades métricas, mas há modelos que ainda recorrem à utilização de polegadas e há fabricantes que recorrem as duas unidades por isso se faz necessário que você conheça como realizar o cálculo em ambos os casos.

De qualquer maneira o que você vai precisar é de uma fita métrica e de um pouco de atenção sobretudo se você precisar realizar a divisão para polegadas.

Por falarem atenção, se faz extremamente necessário atenção quanto a medida e igualmente as unidades métricas uma vez que qualquer erro no processo irá alterar o resultado obtido e igualmente afetará a escolha do modelo de bike adequado para você.

Normalmente você encontrará sempre um quadro de geometria no site do fabricante com informações sobre o tamanho do quadro de acordo com as medidas obtidas, isso acaba sendo possível sobretudo quando falamos de um modelo mais recente, mas também podemos encontrar de modelos mais antigos.

Quando você realizar a compra da sua bike, lembre-se de fazer uma cópia desse quadro que poderá ser muito útil no futuro.  

Clique aqui se deseja mais informações sobre o tema!

Medindo o quadro para modelos mountain bike

Após ter tirado a medida do seu cavalo o próximo passo agora é convertê-lo para polegada. Para fazer isso você precisa dividir o valor obtido (oitenta) pela razão da polegada (2,54). Temos aqui o valor de 31,5.

Monte a equação da seguinte maneira: 80/2,54 = 31,5 polegadas

Agora basta apenas subtrair o valor obtido de catorze. Temos o número do seu quadro: o seu quadro é de dezessete e meio.

Exemplo: 31,5 – 14 = 17

Agora que você sabe como medir o tamanho do quadro da bike você não deve ignorar esse número uma vez que acaba sendo de extrema importância para garantir conforto na hora de pedalar.

Não ignore as medidas obtidas na hora da compra

Se você está comprando uma nova bike ou está comprando a primeira bike, as medidas do quadro são indicadas para garantir que o investimento que você está fazendo não será perdido e igualmente que a bike adquirida se adaptará bem as suas necessidades de condução.

Mesmo que você não vá comprar uma bike, mas vá alugar se atentar quanto ao tamanho do quadro garantirá que a experiência será prazerosa. Imagine alugar uma bike desconfortável para um longo percurso? Vale mencionar que o tamanho adequado do quadro para o usuário é um dos fatores que asseguram que o ciclista não terá dores após a pedalada.

Nem todos os fabricantes realizam a medida do quadro da mesma maneira e justamente por isso se faz fundamental que você tenha em mente as medidas que passadas anteriormente e o modo de estruturar o seu cálculo.

O aro da bike também pode fazer a diferença

O quadro da bike estando adequado ao ciclista garante que a bicicleta fornecerá todos os benefícios atribuídos a pedalada. Mas uma coisa que muitos também acabam deixando passar acaba sendo o aro da bicicleta que também acaba sendo igualmente importante.

A medida do aro faz toda a diferença na hora de pedalar e muitos ciclistas acabam tendo dúvidas sobretudo em relação ao aro vinte e seis e vinte e nove uma vez que ambos os modelos se assemelham em um primeiro olhar. Mas o fato é que tanto um quanto o outro possuem diferenças substancialmente expressivas que podem atrapalhar o ciclista.

O aro vinte e nove, por exemplo, garante um contato mais próximo do pneu com o solo, o que não ocorre com o aro vinte e seis no qual o contato acaba sendo relativamente inferior. A principal diferença aqui é que no caso do aro vinte e seis, o ciclista precisará de um esforço substancialmente maior para percorrer distâncias mais longas.

Mas antes de optar pelo aro vinte e nove, o mesmo tem como principal indicação ciclistas que percorrem áreas mais difíceis e sobretudo trilhas visto que são mais pesados.

Se você vai utilizar a sua bike na cidade o mais indicado acaba sendo optar pelo aro vinte e seis, mas assim como o quadro, o aro também sofre alterações de acordo com a altura do ciclista que estará a utilizar a bicicleta. Justamente por conta disso, o mais indicado consiste em uma avaliação adequada para determinar qual aro melhor atender as suas necessidades.

Comprimento do tubo do assento

Outra medida que é importante quando você está adquirindo uma bike é a medida do comprimento do tubo do assento. A distância do tubo do assento consiste em linha reta a distância entre o centro do suporte inferior e a parte superior do tudo do assento.

Apesar de parecer simples, é mais complicado do que parece. Isso porque bikes como, a Trek Madone, por exemplo, tem uma extensão considerável do tudo do selim acima do tudo superior. Em contrapartida, outras usam um mastro de selim.

Essas pequenas diferenças entre os modelos faz com que seja mais difícil para nós calcularmos de maneira útil tal medida uma vez que acaba sendo praticamente inviável comparar modelos em condições tão diferentes.

Além disso, as mountain bike comumente apresentam uma torção no tubo do selim, dessa forma você não vai seguir a linha do tubo em si, que será mais extensa.

Para a medição, se você ainda acreditar que ela pode ser interessante, alinha a fita métrica com o suporte inferior à parte superior do tubo e meça ao longo dele.

Medida da corrente

A medida da corrente é um dos componentes que afetam diretamente o manuseio do quadro que vimos como medir logo no início. Dessa maneira, se faz igualmente importante que você tenha conhecimento sobre essa medida mesmo que inicialmente ao adquirir uma bike você não precise dela tão como precisa da medida do quadro.

Uma estrutura com escoras mais próximas, ou curtas, normalmente a bike parecerá mais “animada” do que uma estrutura com escoras mais longas.

A distância da corrente corresponde a distância em linha reta a distância entre o centro do eixo do suporte inferior e o centro da gaveta traseira.

No caso da medida da corrente da bike, acaba sendo uma das medidas mais fáceis de serem tiradas, podendo ser determinada até mesmo com a ajuda de uma régua.

Medindo o centro frontal

Outro componente que está relacionado com a distância dos eixos acaba sendo a distância do centro frontal. A medida do centro frontal equivale à medida do tubo medido do eixo até a saída dianteira.

Assim como a medida da corrente, a medida do centro frontal altera o manuseio do equipamento. Comumente não é uma métrica apresentada pelos fabricantes, saber determina-la acaba sendo importante. Mesmo não sendo uma prática comum por parte dos fabricantes, o BMC divulga seus gráficos de geometria com tais medidas.

Informações importantes para você como medir o tamanho do quadro da bike

Antes de comprar um bike, vale a pena conhecer um pouco de todas as peças e componentes que a estruturam uma vez que apenas um pequeno descuido em relação a uma peça pode fazer com que você opte por um modelo que não acaba sendo o mais indicado para você e nem mesmo para a atividade que você pretende realizar.

Dessa maneira, conhecer um pouco sobre as principais peças que estruturam a bike e sobretudo as que diretamente afetam a experiência do pedalar pode garantir uma melhor compra.

Assim como os componentes que mostramos como você pode medir aqui, há inúmeras outras peças que podem melhorar ou comprometer o conforto ao pedalar.

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *