Como começar no Mountain Bike

Como começar no Mountain Bike adotando estas 5 dicas

Esportes com bicicletas vêm conquistando cada vez mais o coração dos brasileiros. Entre os mais emocionantes está o mountain bike, um esporte que envolve muita adrenalina e preparação. E para quem deseja iniciar essa prática, nesse artigo, separamos 5 dicas incríveis de como começar no mountain bike.

Seguindo todas elas você certamente ficará seguro durante a prática do esporte. E poderá aproveitar todos os benefícios que ele tem a oferecer. Confira!

1.      Como começar no Mountain Bike – Escolha a bike certa

Como começar no Mountain Bike

Quando se trata de como começar no mountain bike o primeiro passo é conseguir uma bicicleta adequada para essa prática. As bikes especificas para esse esporte podem variar de R$500,00 até mais de R$20.000,00.

De modo geral, as mais caras são feitas com matérias mais tecnológicos e de qualidade melhor. Deste modo, elas entregam um desempenho superior quando comparada às demais.

O Preço também varia de acordo com o estilo da bike. Os mais comuns são:

  • Bikes de cross-country:elas são leves, eficientes e especialmente indicadas para trilhas lisas com colina. No entanto, não são recomendadas para trilhas acidentadas;
  • Bikes freeride: elas possuem rodas grossas e suspensão de longo curso. Por conta disso são boas para saltos e grandes descidas.
  • Bikes trail: São basicamente bikes de cross-country modificadas, nas quais é adicionada uma suspensão diferente, a fim de utiliza-la em terrenos mais difíceis;
  • Bikes downhill: tem como principal característica a velocidade e não são muito adequadas para subidas muito íngremes;
  • Bikes de all-mountain: São bikes mais pesadas e perfeitas para terrenos acidentados ou com morros altos;

Outro fator que pode influenciar nos preços e também no desempenho das bikes é a suspensão. Afinal, este é um dos principais fatores responsáveis por proteger o piloto do contato com o terreno. Existem basicamente dois tipos de suspensão. São elas:

  • Full Suspension: Suspensão traseira e dianteira. Bicicletas com esse tipo são mais pesadas, fáceis de controlar e confortáveis;
  • Hardtail: Suspensão apenas dianteira. Custumam ser mais leves, duráveis e eficientes, de modo geral.

2.      Saiba quais equipamentos usar

Depois de escolher a bike que irá usar, é hora de partir para o segundo passo de como começar no mountain bike. Nesse momento, é importante saber que você precisará de alguns equipamentos para garantir sua segurança na trilha. Entre os principais, estão:

  • Vestuário – Você precisará de uma bermuda almofadada, jaqueta a prova de d’água, camisa reflexiva (caso pedale durante a noite) e luvas, para evitar bolhas nas mãos e também quedas;
  • Capacete – Para o capacete é essencial que ele tenha selo do Inmetro e fique bem preso, confortavelmente na sua cabeça. Também é interessante que ele possua aberturas, para não superaquecer sua cabeça;
  • Sapatilhas – Nos pés, o ideal é ter sapatilhas que se prendam aos pedais e, por baixo delas, meias grossas que evitem a formação de bolhas;
  • Sistema de hidratação – Por último, mas não menos importante, é preciso contar com uma garrafa d’água ou um sistema de hidratação preso à sua mochila.

3.      Conheça as regras e posturas do mountain bike

Todos os esportes possuem um conjunto próprio de regras que devem ser seguidos. Com o mountain bike não seria diferente. Por isso, nossa terceira dica de como começar no mountain bike é conhece-las e aplica-las. Para te ajudar com isso, aqui estão as principais delas:

  • Pedale apenas por trilhas abertas e de forma alguma, faça passeios sem que pelo menos alguém do grupo já conheça o trajeto;
  • Tome cuidado com a velocidade e não tente truques para os quais você ainda não tem habilidade;
  • Quando se aproximar de outro ciclista, diminua a velocidade e, caso queira ultrapassar, faca isso pela direita;
  • Não saia de casa sem um kit de reparo. Assim você não corre o risco de ter alguma parte da bicicleta danificada e acabar ficando preso na trilha;
  • Não jogue lixo no chão durante o trajeto. Outras pessoas passaram por ali no futuro e merecem encontrar uma trilha tão limpa quanto você encontrou. Portanto, seja educado;
  • Mantenha o máximo de distância possível dos animais selvagens e evite assustá-los.

Seguindo essas regras fundamentais, você com certeza terá um passeio divertido e, acima de tudo, seguro.

4.      Como começar no Mountain Bike – Se prepare fisicamente

Mesmo seguindo todas as dicas anteriores, tenha em mente que você raramente conseguirá pedalar 50 km no primeiro dia. Isso porque, esse esporte exige três coisas: bons equipamentos, resistência física e habilidade.

Por isso, você precisará treinar para adquirir a resistência e habilidade necessária para realizar percursos mais difíceis e longos. Algumas dicas para te auxiliar nesse treinamento são:

  • Pratique outros tipos de atividade física regularmente a fim de preparar sai musculatura;
  • Aqueça seus músculos antes de pedalar, a fim de evitar lesões;
  • Suba e desça morros várias vezes e se o terreno de treinamento for plano, alterne a velocidade.

5.      Escolha bem o percurso

Depois de escolher uma boa bike, ter os equipamentos certos, conhecer as regras e ter se preparado fisicamente é hora de escolher sua primeira trilha. Nesse momento é importante ter uma real noção das suas habilidades. Isso porque, não há nada pior do que escolher uma trilha e estar cansado logo no começo dela.

Se você for iniciante, opte por trilhas planas, com o mínimo de morros, curvas ou decidas muito íngremes. O ideal é que durante os seus primeiros percursos você se sinta andando em uma estrada.

Além disso, é importante considerar a distancia que será percorrida. O ideal é ficar abaixo dos 30km, mas lembre-se de considerar o quão preparado você está. Você pode ainda recorrer a ajuda profissionais de um guia para te dizer qual a melhor trilha a ser feita nesse momento.

Por outro lado, se você estiver mais para o intermediário é bom apostar em alguns desafios. Então opte por trilhas mais estreitas, com pedras e montanhas a serem percorridas.

É importante ressaltar que sua bike deve estar em excelentes condições para fazer esse tipo de percurso. Além disso, você também deve estar em boa forma física.

Já os avançados estão livres para fazer trilhas mais perigosas e que requeiram mais técnica. Além disso, eles são capazes de realizar passeis mais longos, de mais de 50km.

Gostou de saber mais sobre como começar no mountain bike? Então compartilhe esse texto com seus amigos para que eles também possam conhecer esse esporte.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *