cicloturismo para iniciantes

Cicloturismo para iniciantes: Como se preparar? Qual a rota ideal?

Não é incomum ver grupos de ciclistas pedalando por rodovias ou entrando em trilhas. Antes desse esporte se tornar tão popular as pessoas costumavam aprender pouco a pouco sobre o assunto e ir melhorando a partir de seus próprios erros. Por sorte, isso não precisa mais ser assim. Hoje você já pode contar com dicas de cicloturismo para iniciantes.

Separamos as melhores nesse texto, a fim de que você posa começar com o pé direito. Quer saber quais são as maiores dicas de cicloturismo para iniciantes? Então continue lendo e conheça agora algumas das principais a seguir. Confira!

Cicloturismo para iniciantes: Como se preparar

cicloturismo para iniciantes

Basicamente, existem algumas dicas que deve adotar antes de se aventurar no cicloturismo. E a primeira delas é:

Conheça a sua bike

Tem uma boa bicicleta é, de fato, importante. No entanto, de nada vai adiantar ter um bike de R$10.000,00 se você não souber no mínimo o básico sobre ela. Por isso, procure responder a questões do tipo:

  • Quais tipos de trilha posso fazer com ela?
  • Como ajustar os freios e outras partes a fim de obter o melhor desempenho?
  • Se ela quebrar, como faço para fazer um concerto de emergência?

Este é o básico que precisa saber para não acabar sofrendo um acidente ou ficando preso na trilha.

Peque pelo excesso

Quando se trata de cicloturismo para iniciantes é bastante comum que os ciclistas de primeira viagem levem a sério a máxima de “menos é mais”. No entanto, isso quase sempre dá errado.

Quando se trata de acessórios essenciais, como bolsas, água, comida, roupas e itens de acampamento, o ideal quase sempre é pecar pelo excesso.

Você pode acabar deixando coisas pelo caminho, caso sinta a necessidade. Mas não existe nada pior do que sentir falta de coisas que não foram levadas e eram necessárias.

Use os aplicativos a seu favor

Se você for fazer viagens longas vai acabar precisando de hospedagem, a menos que deseje acampar todas as noites. Se este não é o seu caso, é importante se preocupar com onde você passará suas noites.

Para isso você pode utilizar diversos aplicativos, incluindo as redes sociais para buscar estadias próximas as trilhas que deseja fazer. A dica aqui é um app chamado Warmshowers.org. Nele é possível participar de uma rede de hospitalidade formada por cicloturistas.

A popularidade dessa plataforma tem aumentado no Brasil e ela pode ser usada principalmente em outros cantos do mundo. Por conta disso, é uma excelente pedida para viagens internacionais.

Além disso, é importante ressaltar que o aplicativo é gratuito e com ele você pode não apenas se hospedar. Mas também receber hospedes de outras partes do país e do mundo.

Não tenha medo

Quando falamos de cicloturismo para iniciantes é comum pensar em todas as coisas ruins que pode acontecer. Desde acidentes ou até mesmo assaltos. Inclusive, muitos acabam até desistindo por conta disso.

A verdade é que o mundo é muito menos perigoso do que as pessoas costumam imaginar ou falar. É claro que existem alguns cuidados que são necessários, como escolher bem o caminho, ficar de olho com quem você cruza e viajarem grupos.

No entanto, não deixe que seu medo supere sua vontade de pedalar. O mundo é cheio de coisas boas e o risco de ataques de animais e humanos durante cicloviagens é baixíssimo. Diante disso, encontre uma boa equipe e comece a preparação agora mesmo.

Prepare-se fisicamente

Quando se trata de cicloturismo para iniciantes é importante ressaltar a necessidade de uma boa preparação física. Pedalar exige muito da musculatura das pernas e por isso é preciso fortalece-las antes de apostar em viagens muito longas.

Além disso, é essencial também preparar o seu sistema cardiovascular. Para isso o ideal é adicionar tanto o ciclismo quanto outras atividades físicas na sua rotina. Deste modo você pode ir aumentando a intensidade delas gradativamente, melhorando cada vez mais sua performance.

Cicloturismo para iniciantes: Como escolher a rota ideal

Um dos passos mais importantes de cicloturismo para iniciantes é escolher suas primeiras trilhas.

Nesse momento é importante ter uma real noção das suas habilidades. Isso porque, não há nada pior do que escolher uma trilha e precisar fazer ama pausa a cada dez minutos.

Além de atrasar sua equipe você ainda acabaria se sentindo mal ou até se machucando por pedalar com os músculos esgotados.

Se você for iniciante, opte por trilhas planas, com o mínimo de morros, curvas ou decidas muito íngremes. Além disso, é importante considerar a distância que será percorrida. O ideal é ficar abaixo dos 30km.

Você pode ainda recorrer a ajuda profissionais de um guia para te dizer qual a melhor trilha a ser feita de acordo com as suas habilidades.

Por outro lado, se você estiver em um nível intermediário você pode querer alguns desafios. Para fazer percursos mais desafiadores sua bike deve estar em excelentes condições. Além disso, você também deve estar bem preparado fisicamente.

Já os avançados estão livres para fazer trilhas mais perigosas onde seja necessário mais domínio da bike e técnica. Além disso, recomendam-se passeios mais longos.

Outro ponto a ser considerado na hora de escolher o percurso é o tipo de hospedagem que você deseja fazer. Dormir em um camping, hostel ou na casa de um amigo terá influência direta na bagagem a ser carregada e no tempo total de viajem.

DICA EXTRA: Pesquise mais sobre o assunto

Se você está começando a entrar nesse mundo é extremamente necessário que você pesquise mais sobre cicloturismo para iniciantes. A internet está cheia de dicas que podem te ajudar a se preparar para suas primeiras viagens. Portanto saiba conheça o máximo delas antes de sair pedalando mundo a fora.

Se for possível, também é interessante fazer contato com pessoas que realizam esse tipo de viagens. Assim você pode conversar com elas sobre as experiências e dicas que elas podem te passar.

Gostou de saber mais sobre cicloturismo para iniciantes? Seguindo essas dicas você certamente começará com o pé direito e terá as melhores experiências possíveis!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *