calibragem pneu de bicicleta

Calibragem pneu de bicicleta: aro 29, 26, 24

A calibragem pneu de bicicleta é um assunto que ainda gera muitas dúvidas nos ciclistas. Especialmente os que estão iniciando agora nesse meio.

Afinal qual é a calibragem correta para usar nos pneus da sua bike? Como existem uma variedade de modelos de bicicletas no mercado. E cada uma delas possui pneus com aros de medidas diferentes, é normal ficar confuso no começo.

Se este é o seu caso, não se preocupe? Nesse artigo, separamos algumas dicas e orientações para ajudar você a descobrir a calibragem ideal para pneus aro 24, 26 e 29. Confira!

Calibragem pneu de bicicleta – Qual é a ideal?

Quem não entende muito do assunto, acredita que existe uma calibragem ideal ou padrão para os pneus. Contudo, pensar dessa forma é um erro. Isso porque a calibragem pneu de bicicleta depende, basicamente, de três fatores:

1.      Peso do ciclista

Para realizar a calibragem pneu de bicicleta o peso do ciclista é o primeiro ponto que deve considerar. Isso porque o peso do ciclista e a calibragem do pneu possuem relação direta.

Ou seja, quanto maior for o peso do usuário, maior será a calibragem do pneu. No entanto, é necessário se atentar para não ultrapassar o limite máximo de pressão do pneu.

2.      Terreno a ser percorrido

Outro ponto que precisa avaliar na calibragem é as condições do terreno que irá percorrer com sua bike.

Isso porque as condições do terreno, seja asfalto, estrada de pedra ou terra, influenciam também sobre o fator calibragem de pneu. De modo geral, terrenos com poucas imperfeições exigem uma calibração maior e terrenos acidentados uma pressão menor.

3.      Tamanho do pneu

O tamanho do pneu também influência na hora da calibragem pneu de bicicleta, pois o aro depende da largura do pneu.

A regra geral é que quanto mais fino a largura do maior, então maior será a pressão utilizada na calibragem. Além disso, cada aro possui um limite de pressão a ser considerada no processo de calibragem.

Qual pressão utilizar para calibragem pneu de bicicleta aro 29, 26 e 24?

calibragem pneu de bicicleta

Geralmente a pressão (quantidade em libras) mínima e máxima que se usa para realizar a calibragem pneu de bicicleta está marcada na banda lateral do pneu.

Então, o mais indicado é que siga sempre essa recomendação do fabricante do pneu para realizar a calibragem. E, além de considerar estas especificações, você também deve levar em conta os fatores já citados acima.

Mas, no geral, a medida de pressão no Brasil como libras (PSI) para pneus com aro 24, 26 e 29, são os seguintes:

Pneu de aro 29

Considerando uma bike comum, um pneu fino de 28 mm e um ciclista pesado de 110Kg, a calibragem de pneu aro 29 geralmente é de 108 psi. Já considerando um pneu de 37 mm e um ciclista de 60Kg, a pressão pode ser de 58 psi. Agora, se você considerar um pneu de 60 mm e um ciclista de 85Kg, então a calibragem em média utilizada é de ser de 43 psi.

Pneu de aro 26

Para a calibragem do pneu de aro 26 de bicicletas comuns, você deve somar 4 psi na pressão. Então, para o caso de pneu fino de 28mm e ciclista pesado de 110Kg, a calibragem de pneu aro 26 em média é de 112 psi. Já no caso de pneu de 37 mm e ciclista com 60kg, a pressão de calibragem pode ser de 62 psi em média. E no terceiro caso acima, a pressão é de 47 psi.

Pneu de aro 24

Já para a calibragem de pneu aro 24 você deve adicionar em média 2 psi na pressão considerada para o aro 29. Então, no primeiro caso, a pressão que deve colocar é, em média, de 112 psi. E no segundo caso deve ser de 64 psi. Já em relação ao terceiro exemplo dado a calibragem no pneu da bicicleta deve ser em média de 49 psi.

Qual o intervalo de tempo para calibrar o pneu?

A calibragem pneu de bicicleta deve ser feita no momento em que o pneu comece a murchar. Do contrário, a câmara de ar do mesmo corre o risco de estourar.

Mas como saber quando o pneu está murcho? Ficando atento!

Caso não seja possível notar visualmente, você pode fazer o teste apertando o pneu para ver se ele está murchando ou então usar um manômetro.

Com o tempo, você automaticamente saberá a frequência correta para calibrar o pneu da sua bicicleta. Já no caso de você realizar a calibragem pneu de bicicleta e o mesmo continuar murchando, então provavelmente o seu pneu está com algum micro furo. Neste caso, o recomendado é procurar uma oficina mecânica para fazer o reparo ou mesmo trocar o pneu.

Dicas extras para calibrar o pneu da sua bicicleta

Agora que você já sabe quais as medidas para calibragem pneu de bicicleta aro 29,26 e 24, veja abaixo algumas dicas que podem ajudar você na hora de calibrar sua bike:

  • Quanto mais fino o pneu da sua bike, maior será a quantidade de pressão necessária para uma calibragem correta;
  • Pneus mais rígidos (com mais pressão na calibração) alcançam maiores velocidades. E, portanto, são ideais para terrenos com poucas imperfeições;
  • Quanto maior a pressão utilizada para calibrar o pneu da sua bike, mais rígido o pneu da sua bicicleta ficará;
  • Pneus menos rígidos (com uma pressão menor na calibração) alcançam uma velocidade menor. E, portanto, são ideais para terrenos mais acidentados;
  • Colocar uma pressão menor no pneu dianteiro da bike, ajuda a aumentar a aderência em curvas e fornece maior segurança nas manobras.
  • Pneus muito rígidos (com muita pressão) estouram com mais facilidade, elevando o risco de acidentes.
  • Já os pneus murchos, além de danificarem as rodas da sua bicicleta, também não amortecem o impacto que ela sofre pelo contato com o chão;

E então gostou de saber como realizar a calibragem pneu de bicicleta? Compartilhe este post com seus amigos para que assim eles saibam também como calibrar o pneu da bike!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *