bikepacking como começar

O Guia Completo para começar no Bikepacking

O cicloturismo nunca esteve tão em alta no Brasil. Entre as modalidades que mais vem ganhando adeptos está o bikepacking. Você sabe o que é e como funciona essa modalidade? Nesse texto falaremos sobre bikepacking como começar e traremos mais detalhes sobre o assunto.

Confira!

O que é Bikepaking

Antes de tratarmos sobre bikepacking como começar precisamos falar sobre o que é, de fato, essa modalidade. Traduzindo ao pé da letra, o termo significa “bicicleta com embalagem”o que não faz muito sentido.

No entanto, podemos dizer que bikepacking consiste em viajar levando a bagagem amarrada na bicicleta.

Deste modo, podemos dizer que uma das principais diferenças dessa modalidade é não utilizar nenhum bagageiro para carregar suas coisas. Por conta disso, os adeptos do bikepacking costumam carregar apenas o estritamente essencial durante suas viagens.

Além disso, o bikepacking permite que o viajante percorra mais quilômetros do que seria possível a pé. Nessa modalidade é possível ter acesso a estradas de terra e trilhas inacessíveis a outros veículos motorizados.

Já sobre os passeios, eles podem variar desde circuitos de um dia até aventuras mais longas. Além disso, o conceito de bikepacking está fortemente ligado a ideia de acampar no meio do percurso, tendo essa atividade quase como uma regra da modalidade.

Quem pode praticar bikepacking?

Tão importante quanto saber bikepacking como começar, é descobrir quem pode praticar essa modalidade. Assim, você terá uma noção se tem ou noção chances reais de praticar esse esporte algum dia.

De modo geral, qualquer pessoa pode praticar o bikepacking. No entanto, por se tratar de uma atividade física de grande esforço, é necessário ter um bom condicionamento físico e nenhum problema grave de saúde.

Além disso, o ideal é que você entenda consideravelmente a mecânica de sua bicicleta. Isso porque, por se tratar de uma viajem longa e desafiadora, é importante estar preparado para realizar determinadas tarefas. Trocar um pneu ou ajustar alguma peça da bike são algumas delas.

Outro ponto relevante para se considerar pronto para fazer bikepacking é ter noções de navegação utilizando tanto GPS quanto bússola. Afinal, mesmo que você goste da natureza, o ideal é não ficar preso nela, não é mesmo?

Bikepaking como começar nessa modalidade?

Para você que deseja saber sobre bikipacking como começar nessa modalidade, o primeiro passo é ter vontade. E o segundo, mas não menos importante, é buscar por informação.

Digamos que você tenha as características citadas no tópico acima. Pois bem, agora é hora de pesquisar.

Procure por pessoas que tenham experiência no assunto. Busque informações sobre o que é preciso levar e fazer antes da viagem. E, então, comece a planejar a sua primeira aventura nessa modalidade.

Lembre-se que não é aconselhável fazer bikepacking sozinho por questões de segurança. Portanto, se não tiver um grupo de amigos dispostos a viver essa aventura com você opte por contratar um guia. Ou então encontre uma equipe.

Existem inúmeros grupos que realizam esse tipo de viagem e se você procurar certamente encontrará um para fazer parte.

Além de revelar sobre Bikepackin como começar, trouxemos algumas informações que te ajudarão no planejamento e execução da sua primeira viajem.

Você pode encontrar boa parte do que precisa nos tópicos abaixo. Confira!

O que é necessário para planejar a viagem

bikepacking como começar

Agora você já sabe muito sobre bikepacking como começar e talvez esteja querendo planejar uma viajem. Para te ajudar com isso aqui estão alguns pontos que devem ser considerados nesse momento:

  • Você precisa estudar sobre o trajeto que deseja fazer e garantir que finalizá-lo está dentro dos seus limites;
  • É preciso ainda se informar sobre a infraestrutura não apenas das trilhas, mas também dos locais de parada na região. Assim você garante que encontrará o lugar certo, que mais se adeque aos seus gostos.
  • Também é importante que você se informe sobre a fauna e flora do lugar para não ser pego desprevenido;
  • Outro ponto bastante determinante é o tempo que você planeja ficar no local. Desse números dependem inúmeros outros fatores como a carga que você deverá levar e, consequentemente, o quanto pedalará por dia.
  • Também é bastante importante que você tenha em mãos todos os equipamentos necessários. Para te ajudar com isso, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto no tópico a seguir.

Quais são os equipamentos necessários

A primeira coisa que é preciso pensar quando se trata de equipamentos é a bike que você irá usar. Se tratando de bikepacking como começar o ideal é ter um quadro mais forte, por conta do peso da bagagem. No entanto, a bicicleta certa acaba dependendo muito do tipo de rota que você for fazer.

Algumas marcas famosas já possuem modelos específicos para o Bikepacking, sendo a Trek 1120 a mais conhecida da categoria. Além de boas características de fábrica, sua bike deve possuir os seguintes equipamentos:

  • Bolsa de guidão;
  • Bolsa de quadro presa em todos os tubos;
  • Suportes de caramanhola;
  • Bolsa de selim.

Todos esses itens devem ter pontos de fixação de alta qualidade para evitar rompimentos e perda de objetos durante o percurso.

Além disso, quando se trata de bikepacking como começar podemos te dar mais algumas dicas sobre a organização dos seus pertences. Evite levar o que não for essencial e divida tudo da seguinte forma:

  • Seus pertences pessoais, como óculos, sabonete, água, celular, comida e lanterna;
  • Itens de acampamento, como barraca, panelas, talheres e fogareiros;
  • Itens para manutenção da bike, como pastilhas de freio, raios, kit remendo, lubrificante de corrente e câmaras reserva.

Lembre-se também que ser minimalista não é o mesmo que ser desprevenido. Assim, embora você não deva levar sua casa toda para a viagem, quando mais preparado você estiver melhor.

Se não se sentir seguro para montar o seu próprio kit de manutenção existem packs montados e vendidos por profissionais. Eles são uma ótima opção para quem está entrando nesse mundo e não quer correr o risco de esquecer algo importante.

Enfim, quando se trata de bikepacking como começar o importante mesmo é a preparação, tanto física quanto da viajem em si. Portanto, planeje-se, busque todas as informações e adquira os melhores equipamentos possíveis.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *