back packing

Bike Packing: O guia para você começar

Assim como o cicloturismo se tornou moda a alguns anos atrás, atualmente o Bike Packing é a mais nova tendência entre os amantes de pedal e natureza!

Mas afinal, o que é Bike Packing e como começar? Para saber agora mesmo a resposta destas perguntas e descobrir muito mais sobre esta modalidade, continue lendo este post!

O que é Bike Packing?

Bike Packing

Bike Packing nada mais é do que viajar pelo mundo de bicicleta carregando toda a sua bagagem amarrada na própria bike.

Muitas pessoas acham que Bike Packing e Cicloturismo tradicional são a mesma coisa, contudo isso não procede. Estas são duas modalidades diferentes, pois no primeiro caso o ciclista não carrega como bagagem itens em excesso. Ou seja, ele leva consigo apenas o essencial para viagem.

 Além disso, os adeptos do Cicloturismo geralmente recorrem a hotéis e posadas para passar a noite. Já os amantes do Bike Packing costumam acampar no meio do percurso para descansarem durante a noite, tornando assim o acampamento uma marca registrada.

Qual bicicleta usar no Bike Packing?

Para conseguir enfrentar sem grandes problemas qualquer terreno durante o Bike Packing, você deve contar com uma bicicleta que consiga transpor com facilidade os obstáculos do caminho, como as Mountain Bikes.

As Mountain Bikes são projetadas especialmente para andar em terrenos acidentados com trilhas de terra, raízes e pedras.

Além disso, esse modelo de Bike possui um sistema de suspensão capaz de absorver os impactos do percurso sem danificar a estrutura da Bike. Fora isso, as Mountain Bikes são desenvolvidas com materiais resistentes que visam assegurar o peso da bagagem sem deformar o quadro e também resistir a uma pilotagem mais difícil.

Quais acessórios a bike deve possuir?

O primeiro acessório indispensável que a sua bike deve ter para que a sua aventura seja confortante são fixadores de mochilas de qualidade no quadro da bike, mais precisamente no triângulo abaixo do tubo superior.

Além de proporcionar maior conforto no manuseio e pilotagem, isso permite que você conforte a sua bagagem na bike de forma pratica e segura.

Existem ainda outros acessórios indispensáveis que você deve ter em sua bike para a pratica de Bike Packing, como:

  • Mochila: ideal para carregar itens leves, volumosos e sensíveis a vibração;
  • Saco de guiador: opção para itens mais pesados, como barraca, roupas, almofadas, bem como para equipamentos simples como GPS, câmera e mapa;
  • Gaiolas de garrafas de água: usadas para carregar garrafas extras de água;
  • Panniers: ideal para itens como fogão adaptado, comida e água;
  • Reboques: opção para equipamento muito pesados e volumosos.

Quais são os itens essenciais na bagagem?

Os itens indispensáveis que os Bikepackers não podem deixar de ter em sua bagagem apesar de serem essenciais, não são poucos. Isso porque estes itens são indispensáveis para que o Bikepacker consiga superar os desafios da viagem. Dessa forma, você vai precisar de itens básicos na mochila, itens de primeiros socorros e de reparação:

·         Itens essenciais para sobrevivência

Entre os itens essenciais para sobrevivência que você deve ter estão o saco de dormir, barraca, lona, forno específico, itens de navegação (mapa, bussola, GPS, altímetro), baterias extras para o farol, tênis adequado e confortável, roupas de frio, roupas de calor, comida e água.

·         Itens essenciais de proteção e primeiros socorros

Os itens indispensáveis de proteção e primeiros socorros que você deve ter são óculos de sol, roupas de proteção solar, capacete, protetor solar, repelente, atadura, pomadas para queimadura, remédios de uso geral, faca, colher, algumas pequenas panelas.

·         Itens essenciais de reparação da bike

Já os itens essenciais de reparação de bike que você deve ter são kit de engrenagens, kit de reparação de pneus, tubos sobressalentes, ferramentas de corrente, lubrificante, pinos de corrente, cabos de energia, luz reserva e camisas de pneu.

Vale ainda dizer que as roupas de frio, comida e água devem ser pensadas em quantidade suficiente para passar toda a sua jornada de Bike Packing e de preferencia em excesso, pois assim não corre risco de faltar estes itens essenciais em sua viagem de Bike Packing.

Dicas para planejar a sua viagem de Bike Packing

back packing

Para que a sua primeira experiência de Bike Packing seja incrível e única, alem de seguir as recomendações acima, você deve também lembrar-se das dicas abaixo para planejar a sua viagem de Bike Packing:

1.      Determine a distância total a percorrer

Tendo a sua bike em mãos e os itens necessários, o primeiro passo para começar a planejar a sua viagem de Bike Packing é estimar uma distância media máxima a se percorrer em sua viagem. A regra geral é que os Bikepackers podem percorrer até três vezes mais a distancia que eles estipulariam para caminhar a pé, considerando o mesmo trajeto.

No entanto, o ideal é considerar o seu preparo físico individual e as condições do trajeto. Além disso, você deve ter em mente mais ou menos qual o destino desejado para estipular a distância necessária a ser percorrida.

2.      Escolha o destino da sua viagem de Bike

O segundo passo para planejar a sua viagem de Bike Packing é escolher o destino. Para que seja uma viagem divertida e segura, o ideal é que o destino seja áreas sem veículos e propicias para acampamento, como um parque estadual ou regional, bosques e estradas de florestas.

Pois assim, ao chegar ao destino, você poderá acampar tranquilamente na companhia da natureza e assim descansar o suficiente para encarar o caminho de volta para casa.

3.      Aproveite a rota

Tendo o destino escolhido, a bike e itens essenciais em mãos, então o próximo passo é tomar coragem e partir de Bike rumo ao seu destino! Apesar de ser uma aventura simples, viajar de Bike Packing requer os cuidados citados, principalmente com o trânsito. No entanto, isso não é motivo para que você deixe a paisagem pelo caminho passar despercebida.

Agora que você já sabe tudo para começar a se aventurar de Bike Packing, adquira agora mesmo a sua Mountain Bike e comece a pedalar rumo ao seu destino!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *